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terça-feira, 19 de maio de 2009

ATIVIDADE A DISTÂNCIA

Pesquise um tema relacionado à sua área de atuação, faça uma síntese expressando-se de forma crítica sobre o assunto e poste no blog.


Estou atuando como instrutor de informática em uma escola municipal.



Para discussão escolhi o tema:



Computador na escola
Papel do instrutor

O mundo se encontra em constante evolução. Mudanças e progressos ocorrem a todo tempo, assim, não seria diferente com a Educação, algumas
iniciativas, aliadas as novas tecnologias, estão sendo tomadas para tornar o processo ensino/aprendizagem mais efetivo. Desta forma o computator tem ganhado um espaço maior na escola tornando as aulas mais dinamicas e produtivas, fazendo parte do cotidiano dos docentes. Diante desta realidade torna-se necessaria a figura de uma segunda pessoa neste processo, O instrutor de informática. Mas qual seria o papel deste profissional na escola?



Primeiro é necessário que se estabeleça como usar este recurso, criando uma proposta pedagógica bem definida.



Para Samnya Feitosa Tajra existem três modalidades:

* Informática como fim em si mesma,
* Informática relacionada a softwares baseados em enfoques disciplinares
* Integrar a utilização da informática em projetos multi, inter e transdisciplinares.


Entendo que a terceira modalidade é o ideal dentro da escola. A Informática Educativa se caracteriza pelo uso da informática como suporte ao professor, como um instrumento a mais em sala de aula, no qual o professor possa utilizar esses recursos colocados a sua disposição.


Nesse nível, o computador é explorado pelo professor especialista em sua potencialidade e capacidade, tornando possível simular, praticar ou vivenciar situações, podendo até sugerir conjecturas abstratas, fundamentais a compreensão de um conhecimento ou modelo de conhecimento que se está construindo. (BORGES, 1999: 136).



Dentro desta proposta o instrutor de informática, com o auxílio de um coordenador pedagógico, montam e discutem atividades pedagógicas ensinadas em sala de aula e usam o computador como uma ferramenta a mais.


As técnicas computacionais são ensinadas contextualizando-as com os conteúdos trabalhados em sala. O papel do instrutor fica além de ensinar computação, ele atua na escola como parceiro do professor no processo ensino aprendizagem,que deve ser o objetivo primordial da escola.

FONTES:
A utilização do computador e interdisciplinaridade disponivel em:

Acesso 15 de maio 2009

TAJRA, S. F. Informática na Educação: novas ferramentas pedagógicas para o professor da atualidade. 3ª ed. São Paulo, SP: Érica, 2001. p.84

VALENTE,José Armando. Informática educativa. Disponível em: Acesso em: 17 de maio 2009

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